Beber suco de 8 em 8 horas faz bem
18/04/2008


Um estudo acompanhou os hábitos de vida de 2 mil pessoas durante dez anos e trouxe uma conclusão surpreendente. Os cientistas descobriram que quem toma sucos de vegetais pelo menos três vezes por semana tem 76% menos chances de desenvolver o mal de Alzheimer, doença que lesa progressivamente o cérebro. Eles acreditam que a razão esteja nospolifenóis, substâncias encontradas nas frutas e hortaliças, principalmente na casca.

Combinações nutritivas

Há muito tempo já se sabe da importância dos vegetais para a saúde em geral. Tanto que os médicos recomendam um consumo diário de duas ou três frutas e muitos legumes e verduras nas refeições. Na forma de suco, cumprir essas determinações fica muito mais fácil.

"Uma mistura balanceada entre os ingredientes pode tornar os sucos mais nutritivos", diz Cristiane Novatto, nutricionista. Um exemplo são os sucos de vegetais ricos em ferro, como a couve, misturados com fontes de vitamina C, como laranja e limão. A vitamina C potencializa a absorção do ferro, e a bebida é um verdadeiro revigorante para quem sofre de anemia ou fraqueza. Veja a seguir, os benefícios de vários vegetais que rendem sucos deliciosos.

Abacaxi: digestivo, diurético (reduz inchaços) e antitérmico.
Abóbora: excelente antioxidante (combate os radicais livres que fazem o corpo envelhecer).
Alface: calmante, antiinflamatória e cicatrizante.
Água-de-coco: diurética e laxativa.
Banana: rica em potássio, combate câimbras e auxilia na circulação.
Berinjela: melhora o colesterol, ajuda a emagrecer, aumenta a resistência imunológica e é antidepressiva.
Cenoura: antialérgica, antiinflamatória, antioxidante (combate os radicais livres) e auxilia na redução do mau colesterol. Também faz bem para a pele.
Couve: previne o câncer e a anemia.
Laranja-pêra: fortalece as defesas naturais.
Maçã: calmante e digestiva.
Mamão: laxante natural, é a fruta mais indicada para quem tem prisão de ventre. Também protege a mucosa do intestino. Além disso, é calmante e tem propriedades benéficas para a pele.
Manga: excelente antioxidante e ótima regeneradora do sangue.
Maracujá: calmante, reforça o sistema imunológico e estimula a digestão.
Melancia: excelente diurético.
Pêra: laxativa e ótimo diurético.
Uva: anticoagulante e redutora do mau colesterol.

Fonte: Revista Ana Maria

 

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