História do Macarrão
18/04/2008

Itália ou China? Pérsia ou Palestina? Nem a história sabe ao certo a verdadeira nacionalidade do macarrão. A verdade é que a massa começou a ser preparada quando o homem descobriu que podia moer alguns cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. Onde e quando começou, ainda é mistério. Entretanto, muitos povos brigam pela invenção que se tornou um dos pratos mais populares do mundo.

Textos de civilizações antigas revelam que os assírios e babilônios, por volta de 2.500 antes da era cristã, já conheciam uma pasta cozida, à base de cereais e água, que pode ser considerada a avó do nosso macarrão.

A primeira referência ao macarrão cozido, e mais próxima ao Ocidente, está no Talmund de Jerusalém, o livro que traz as leis judaicas, do século V antes de Cristo. O “itryiah” dos antigos hebreus era uma espécie de massa achatada usada em cerimônias religiosas. Na antiga Roma, século VII antes de Cristo, comia-se uma papa de farinha cozida em água, chamada “pultes”. Com legumes e carne, era chamada de “puls púnica”. Com queijo fresco e mel, “puls Julia”. Porém na versão mais comum, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Pólo, mercador veneziano que visitou a China no século XIII. Entretanto, na Itália, já em 1279, antes do retorno de Marco Pólo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês. A palavra “macaronis”, usada no inventário, seria do verbo “maccari”, de um antigo dialeto da Sicília. Significa achatar, que por sua vez, vem do grego makar, quer dizer sagrado.

Apesar das confusões, uma coisa é uma coisa é certa: à partir do século XIII, os italianos foram os maiores difusores (e consumidores) do macarrão por todo o mundo. Tanto é que inventam mais de 500 variedades de tipos e formatos.

O macarrão chegou ao Brasil no final do século XIX, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.

Cada brasileiro consome, e média 6 quilos de macarrão por ano, enquanto os italianos consomem 28 quilos/ano.


Fonte: Site "pode comer"

 

O azeite e a saúde - 23/06/2008 - O azeite de oliva é consider...
O popular risoto - 06/06/2008 - Silvana Mangano, atriz italian...
A beterraba - 06/06/2008 - A beterraba é um vegetal muito...
 
 Todas as novidades


Pavan Fast Grill
Shopping Avenida Center - 2º Piso - Maringá, PR
Telefone: (44) 3226.9910